Retomamos hoje a nossa rotina, que as vezes no início é tão árdua para nossos pequenos. Temos que dar atenção redobrada para todos e ter um ' Jogo de cintura' para não deixar que eles sintam muita falta dos seus lares. É gratificante quando percebemos que passamos segurança e fazendo-os acreditar em nós.
A turma está junta desde o período passado e eu estou os acompanhando, a mudança é somente a professora. Então os que demoraram mais a se adaptar foram os dois novatos, que vieram de creche, onde tudo é mais livre e agora passam a ter regras e horários para serem compridos. Para que ocorresse logo a adaptação e a outra estagiaria ficamos com a atenção um pouco mais voltada para eles.
Iniciamos nossa primeira aula sentados no tapete relembrando o nosso Carnaval. Tia Juliana perguntou a todos para onde foram , com quem, como foi, com que fantasia brincaram o Carnaval. Esse é um momento que todos querem contar suas travessuras.
Após registraram a conversa através de desenhos. Fizeram também uma atividade para relembrarem as letrinhas do nome,onde tinham que acha-las em um quadrado com todas as letras do alfabeto misturadas.
Foram para o refeitório lanchar e na volta todos sentaram novamente no tapete. Tia Juliana cantou algumas músicas e ensinou uma nova, que eles gostaram muito. Tinham que sentar de dois a dois para baterem nas mãos do outro amigo. A música: ' Oi, tudo bem, você precisa de um amigo e eu também tchum ba tchum ba thum ba...' "Por seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Pré-Escola. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música venha a construir numa faculdade permanente de seu ser. A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na educação infantil os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais( ritmos marcados caminhando, batidas com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita''- Glaucia Campos.
Nesta semana, também ocorreu a atividade do número 1. As crianças primeiramente passaram por cima do número, que estava feito grande no chão. Após passamos a cola colorida e eles passaram o dedo por cima. Assim o aluno sente como é feito. Depois colar papéis e finalmente com o lápis. Alguns alunos tiveram um pouco de dificuldade, assim tivemos que auxiliá-los.
Essa semana foi uma semana de adaptação, vimos as dificuldades de alguns alunos, para podermos ao longo do ano tirá-las. Foi uma semana bem tranquila e alegre!
Projeto a todo vapor!
Há 15 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário